sábado, 12 de outubro de 2013

Viajando em Vinicius com moral de Moraes


Vinicius de Moraes, tão grande que seu nome e sobrenome tinham que ser no plural. Salvem os Vinicius de Moraes que ainda rondam o universo com suas Garotas de Ipanema deslumbrantes ou com um ultimato:Chega de saudade!O poeta exprimiu em versos o que seus parceiros musicais queriam. Compositor por acidente?Que nada!

Por ser um descobridor maravilhado da linguagem popular,causou revolta dos outros poetas de sua geração, achando um absurdo um dos seus se bandear para as letras de música. (uma arte menor) que tragédia, os letristas não tinham moral ou não tinham as mesmas capacidades que eles. Não podia misturar as coisas. Papinho de burguês esse, não?

 Vinicius dançava sem sair do lugar, viajava na realidade e na mente dos pobres e ricos. Fez do exagero um amigo inseparável. Amou demais, casou demais, fumou demais e claro, bebeu demais o seu velho uísque. Certa vez ele disse: "O uísque é o melhor amigo do homem”..

 Com Tom, ele não saiu do tom, escreveu maravilhas como: Eu sei que vou te amar, Soneto da separação, Eu não existo sem você etc. E não se esquecendo dos seus outros parceiros como: Baden Powell,Carlos Lyra,Toquinho entre outros.Quando resolveu unir seus versos com sua própria melodia criou “Pela Luz dos olhos seus” me desculpem seus parceiros,mas a melhor do seu repertório.

.Vinicius se foi para passar uma tarde em Itapoã e vocês acham que ele vai voltar?Eu não voltaria!Longe de Vinicius, mas ao mesmo tempo perto do poeta, através dos seus sonetos incríveis, escrevendo a tranqüilidade de um sentimento perto de explodir, ele tinha esse poder de ser Bossa Nova sem ser à beça.

Velho novo Vinicius de Moraes, aquele ser que não tem idade, tendo a capacidade de ser eterno.


Para poucos. Para gênios! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário